Seminário Sudeste de Fé e Política . Confira a programação


Acontece neste final de semana (dias 30 e 31 de maio) o primeiro seminário virtual de Fé e Política da região sudeste. Organizado pela Pastoral de Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB), o evento conta com o apoio do Nesp/PUC Minas e outras organizações sociais e eclesiais de São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O evento será divido em cinco painéis temáticos: no sábado, dia 30, a partir das 9 da manhã, Moema Miranda (antropóloga, assessora da REPAM – Rede Eclesial Pan-Amazonica, e da Comissão Episcopal para Ecologia Integral da CNBB) fará uma análise de conjuntura social e política. Na sequência, às 10h45, será feira uma análise de Conjuntura Eclesial por Cecília Domezzi (teóloga, doutora em Ciências da Religião, professora de História do Cristianismo e das Religiões no Instituto São Paulo de Teologia – ITESP). (neste link: https://www.youtube.com/watch?v=lB-EWKeeXcQ)

Ainda no sábado, a tarde, às 14h, o tema será a “Economia de Francisco e Clara”, com Eduardo Moreira (engenheiro, palestrante, escritor, roteirista e ex-sócio de Banco Pactual, eleito em 2016 um dos três melhores economistas do Brasil pela revista Investidor Institucional. Participará do painel Eduardo Brasileiro (sociólogo, educador, membro da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara e do GT de conjuntura do Instituto Cultiva). Às 15h45 ocorrerá o painel de experiências práticas com economia solidária, com Carlucia Maria Alves (líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Cooperativismo e Economia Popular Solidária), Nelsa Inês Fabian Nespolo (presidente da Cooperativa Univens e da Central Justa Trama) e Agnaldo Lima (diretor do Instituto Redes para o Desenvolvimento). = neste link (https://youtu.be/qU7P2typM_Q )

No domingo, dia 31, entre 9 e 10h30 ocorrerá o painel “o CEFEP e as escolas de fé e política”, com o coordenador do Centro Nacional de Fé e Política Dom Hélder Câmara, Padre Paulo Adolfo e a assessora do CEFEP, Odete Rigato. Esse painel será mediado pelo coordenador do Nesp/PUC Minas, professor Robson Sávio.

Encerrando o Seminário Sudeste de Fé e Política, às 10h45, o Pastor Henrique Vieira (professor, cientista social, historiador, teólogo e ator) fará a conferência “o amor como revolução”.

O evento poderá ser acompanhado pelo canal de vídeo da Pastoral de Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e também pelo Facebook na página da Pastoral de Fé e Política da mesma arquidiocese.

Comentários