Projeto acolhe pessoas em situação de rua em Recife


Ações solidárias organizadas vêm se multiplicando no país com o avanço da Covid-19. Nesse período de pandemia, vive-se na prática a Campanha da Fraternidade 2020, que tem como tema “Viu, sentiu compaixão e cuidou”, com inspiração na parábola do Bom Samaritano e espelhada nas obras de Santa Dulce dos Pobres. São exemplos de que, com amor, podemos cuidar do irmão e obter resultados satisfatórios.

No Recife, desde do início da pandemia, um grupo de amigos sensibilizou-se com as pessoas em situação de rua no centro da capital e começou a promover entrega de comida, higienização e acompanhamento dos excluídos na capela Santa Cecilia, que fica na rua da Conceição. Sob a orientação do bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio, no entanto, a ação – de início acanhada – tomou ares mais comprometidos: foi criado o projeto de um abrigo, com a finalidade de acolher as pessoas em uma casa para não deixa-las expostas e vulneráveis à contaminação pelo novo coronavírus.



A iniciativa atendeu, em tempo recorde, aos pedidos das pessoas que estavam nas ruas. A partir do incentivo de dom Limacêdo, instituições foram acionadas: Cáritas Arquidiocesana, Comunidade Obra de Maria, padre Damião Silva, Tribunal Solidário, Prefeitura do Recife e a Paróquia Nossa Senhora da Paz ajudaram na montagem do abrigo, que fica localizado no bairro de Afogados e recebeu o nome de Casa de Acolhimento e Misericórdia.

“A casa é bem localizada e aconchegante, com capacidade máxima para 16 pessoas”, explicou o seminarista Ítalo Maciel, que participa do projeto desde o início. “Os novos inquilinos receberam um lar, uma família e fazem atividades dirigidas o dia inteiro”, completou.

A maioria dos acolhidos não tem ou não convive com a família, e faz uso de entorpecentes, o que faz do projeto uma ação de misericórdia, com base nos valores cristãos de amor e caridade.




Para conhecer melhor e ajudar o projeto, que não tem fins lucrativos, acesse o Instagram: @casadeacolhimentoemisericordia. A Casa de Acolhimento e Misericórdia fica na rua Pirajá, 140, Afogados, Recife – PE.

Comentários