Ações voltadas ao povo da rua em Santa Catarina


Em Santa Catarina, diversas dioceses tem desenvolvido algum atendimento emergencial à população em situação de rua durante o período da pandemia da Covid-19. Podemos destacar as ações das paróquias do Centro de Tubarão e as cozinhas comunitárias em Chapecó. Também tem havido mobilização em Rio do Sul, Blumenau, Joinvile, Caçador e Criciúma.

Em Lages e Florianópolis o trabalho integrado com as Prefeituras tem possibilitado a ampliação dos alojamentos, das refeições e do acesso à espaços para higiene pessoal. Além do acompanhamento a quem está na rua, a Pastoral do Povo da Rua tem dado suporte para aqueles e aquelas que saíram das ruas em 2019. O auxílio emergencial têm ajudado para que garantam o pagamento do aluguel, enquanto Pastoral procura apoiar com alimentação para que não voltem às ruas. A maioria moram em grupos ou em duplas.

Apesar da pressão que a Pastoral tem feito junto às Prefeituras, a omissão ainda é muito grande. Confira algumas fotos das ações de pessoas que saíram das ruas ano passado, servindo outras pessoas que também saíram das ruas.



 


Comentários